Como voltar às aulas de maneira mais divertida e tranquila

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020 20:29:21 America/Sao_Paulo

 

Chegou o momento do ano que muitas crianças e adolescentes ficam ansiosos e criam altas expectativas para voltarem às aulas. Que tal aproveitar essa curiosidade motivá-los para terem um ótimo ano escolar? Confira algumas dicas abaixo: 

 

Material escolar: Toda a criança ou adolescente gosta de um material novinho para a volta às aulas. Não importa a idade: Comprar cadernos, estojos, mochilas e canetas é sempre um prazer, principalmente se são coloridos, alegres e tem como tema seus personagens favoritos! 

Confira aqui as tendências para material escolar em 2020



Espaço de estudo: Ter um cantinho dedicado para fazer as tarefas de casa é muito importante. Se já existe um espaço assim em casa, aproveitem o começo do ano para, juntos, limpá-lo e organizá-lo. Se ainda não tem, pode ser um bom momento para providenciar. Uma mesinha no canto da sala ou do quarto onde durante as tarefas de casa seja um espaço só do estudante.

Confira aqui os acessórios que vão te ajudar a organizar o cantinho dos estudos 

 

A rotina: Não corte completamente a diversão só porque as aulas voltaram. O lazer é importante em todas as idades e pode ser conciliado com as tarefas diárias. Conforme o primeiro dia de aula for se aproximando, combine, gradualmente, com seu filho os horários da rotina escolar: Dormir e acordar mais cedo, diminuir o tempo em celulares e das brincadeiras são bons exemplos. 

 

Estudar desde o primeiro dia: Não corte a diversão, mas não seja negligente com os estudos. Incentive a volta da rotina de estudos logo no primeiro dia. Ainda que aos poucos, é melhor estudar cada matéria conforme for apresentado diariamente em sala de aula do que deixar acumular o conteúdo para antes de uma avaliação, por exemplo. 

 

Defina metas: Estabelecer prioridades e metas é uma maneira de melhorar a produtividade. Em quanto tempo ele deve aprimorar o conhecimento em uma determinada matéria? Quantos livros ele deverá ler até o final de um mês? 

 

E aí, já está animado para a volta às aulas?