5 dicas para tornar sua empresa mais sustentável

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020 22:00:46 America/Sao_Paulo

A sustentabilidade no ambiente corporativo é um dos tópicos que mais têm sido debatido atualmente. Ter atitudes sustentáveis não beneficia apenas o planeta, mas mostra para clientes ou possíveis clientes o quanto sua empresa é consciente em relação a realidade em que vivemos. 

Desta forma, sua empresa acaba se destacando e conquistando relevância no mercado. Além disso, o ambiente de trabalho pode se tornar mais colaborativo. Quer saber quais atitudes podem tornar sua empresa mais sustentável? 

 

Reduza o consumo de água e de descartáveis

Crie a cultura da reciclagem na sua empresa: Incentive seus colaboradores a utilizarem canecas, garrafas e utensílios laváveis em vez dos descartáveis, assim como a reutilização de papéis como rascunhos. 

Esteja com a manutenção de torneiras em dia, para evitar vazamentos. Além disso, você pode utilizar reguladores de pressão nas torneiras. 

Fique de olho na infraestrutura               

Caso tenha sistema de ar condicionado, mantenha as portas e janelas sempre fechadas. Lâmpadas de LED com sensores de presença para ambientes que não possuem muito fluxo de pessoas (banheiro, depósito, cozinha) também são boas opções, usadas em parceria com o hábito de aproveitar a luz do sol para iluminar o ambiente e utilizar menos iluminação artificial. 

 

Escolha bem seus fornecedores 

Procure sempre por fornecedores que possuem padrões de qualidade e garantias de respeito com o meio ambiente e com os direitos dos seus trabalhadores, assim como a Papelex. 

 

Diminua as sacolas plásticas e recicle mais

Para ter uma empresa sustentável, reciclar é imprescindível. Incentive a redução no uso de sacolas entre colaboradores e clientes. A preocupação com o descarte correto dos resíduos é uma responsabilidade das empresas em relação à proteção do meio ambiente. O descarte incorreto provoca modificações nas características do solo e da água, polui e contamina o meio ambiente. Cuidado! 

Busque sempre incentivar o seus consumidores funcionários a terem hábitos que sejam menos degradantes ao meio ambiente. Sua empresa, como marca, possui poder de persuasão e consegue atingir mais pessoas do que imagina.

Além de transmitir hábitos que sejam mais sustentáveis, você ainda consegue fidelizar os clientes à sua marca e criar um relacionamento diferenciado com o consumidor final. Os consumidores se sentem mais atraídos por marcas que estão preocupadas com os mesmos problemas que eles.

 

Envolva a equipe

Sua equipe deve se sentir parte atuante na implementação das ações sustentáveis descritas acima. O envolvimento dos colaboradores é uma oportunidade única de melhorar o relacionamento e o engajamento de todos na empresa.  

Quando você cria um ambiente sustentável, os benefícios para a organização, para o meio ambiente e para a sociedade são enormes! Que tal viabilizar a manutenção dos recursos naturais e garantir qualidade de vida para as gerações futuras?