Você sabe como proteger o ambiente corporativo?

segunda-feira, 16 de março de 2020 00:27:49 America/Sao_Paulo

Coronavírus é uma família de vírus conhecida há muito tempo e responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves. A transmissão ocorre de uma pessoa contaminada para outra por meio do contato próximo, físico ou pelas vias respiratórias. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação.

 

A doença, que ficou conhecida por Covid-19, rapidamente alastrou-se por todos os continentes e em 11 de março de 2020 passou a ser considerada uma pandemia pela OMS. No mundo, a letalidade do vírus é de cerca de 2%. Recentemente a Organização Mundial da Saúde publicou um documento sobre como prevenir o coronavírus e outras infecções no ambiente de trabalho. Confira as orientações: 



Mantenha o ambiente higienizado

 

  • É preciso limpar mesas e estações de trabalho com desinfetante regularmente porque a contaminação de superfícies é uma das principais formas de disseminação do coronavírus e outras infecções.

 

  • Incentive a lavagem completa das mãos pelos funcionários, colaboradores e clientes com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

 

  • Coloque dispensadores de álcool em gel nos corredores e certifique-se que eles estejam abastecidos! Além disso, coloque folhetos informativos com as instruções para a lavagem correta das mãos, principalmente nos banheiros. Outra boa solução é a realização de palestras para seus funcionários sobre o coronavírus.

 

 ➡ Cique aqui e conheça os benefícios de adotar o uso do álcool gel na sua empresa.

 ➡ Cique aqui e baixe os materiais informativos e de prevenção do Coronavírus. 



Promova uma boa higiene respiratória no local de trabalho

 

  •  Ofereça máscaras faciais ou lenços àqueles que tenham secreção ou tosse, além de caixas fechadas para descarte correto desses elementos.

 

  • Distribua materiais informativos aos seus colaboradores: Informe que ao tossir ou espirrar, a recomendação é que a boca e nariz sejam cobertos com um lenço de papel que deverá ser descartado imediatamente após o uso.

 

  • Incentive seus funcionários doentes a trabalharem de casa: Segundo a OMS, as empresas devem incentivar os funcionários a ficarem em casa, caso eles apresentem tosse ou febre. Se eles tiverem que tomar medicamentos como paracetamol ou ibuprofeno, que podem mascarar a infecção, também devem permanecer em casa. É uma atitude importante para evitar a contaminação dos outros funcionários.



Viagens a trabalho

 

Os empregadores e os colaboradores devem analisar minuciosamente se as viagens a trabalho para locais com casos de Covid são necessárias. Caso sejam, algumas medidas de prevenção devem ser seguidas:

 

  • Antes da viagem: Evite enviar empregados com doenças crônicas (respiratórias,  diabetes, problemas cardíacos) para locais onde já há casos de coronavírus. Se a viagem for inevitável, forneça álcool em gel suficiente para a correta higiene das mãos.

 

  • Durante a viagem: É de suma importância que o empregador dê suporte e o colaborador saiba o que fazer e com quem entrar em contato se algo acontecer. 

 

  • Ao voltar de viagem: Ao retornar, é preciso monitorar possíveis sintomas por 14 dias. A temperatura deve ser medida duas vezes ao dia e se o colaborador apresentar tosse ou febre baixa (37.3° ou mais), deve ser orientado a ficar em casa e evitar contato próximo com outras pessoas, até mesmo os familiares, sendo primordial atendimento médico para o correto diagnóstico.

Faça a sua parte, cuide da higiene do ambiente corporativo e previna-se. Simples precauções podem fazer uma grande diferença!