10 atitudes para evitar o coronavírus no ambiente de trabalho

terça-feira, 21 de julho de 2020 20:14:21 America/Sao_Paulo


A transmissão do COVID-19 ocorre de uma pessoa contaminada para outra por meio do contato próximo, físico ou pelas vias respiratórias. Em ambientes corporativos o fluxo de pessoas é intenso e gera bastante preocupação. Para evitar a proliferação do vírus no ambiente de trabalho, várias empresas estão adotando novos métodos para manter a segurança e o bem-estar dos colaboradores.

Como lidar com essa situação e evitar a disseminação da doença da forma mais eficiente possível?

Não é segredo que durante o expediente temos contato com várias pessoas. Cumprimentamos, conversamos, trocamos documentos e dividimos equipamentos de trabalho com certa regularidade.

Para evitar a disseminação da doença, muitas empresas adotaram medidas para manter a segurança em suas instalações - desde a implantação do home office para restringir o número de pessoas em certos setores até o incentivo com o cuidado de higiene pessoal do colaborador.

 

Quais as principais ações que podem ser implementadas pela empresa?

 

  • Manter o ambiente muito bem higienizado.

 

 

 

  • Fornecer equipamentos de proteção para os colaboradores que não estiverem em home office, dispor de dispensadores de álcool em gel nos corredores e certificar que eles estejam abastecidos.
  • Expor folhetos informativos com as instruções para a lavagem correta das mãos, principalmente nos banheiros.

 

 Quais cuidados básicos devem ser tomados pelos colaboradores?

 

  • Evitar o compartilhamento de objetos pessoais (copos, talheres, garrafa de água, celular, canetas, notebook, etc).
  • Sempre que possível, lavar as mãos por no mínimo 20 segundos.
  • Usar álcool em gel 70% para a higienização das mãos e dos objetos pessoais.
  • Seguir um novo plano de horário, estabelecido pelo RH, para evitar aglomerações em locais fechados.
  • Manter o local sempre ventilado, evitando o uso de ar condicionado.

 

Com esses cuidados sendo seguidos por todos os colaboradores da organização, além de mais segurança durante a jornada de trabalho, haverá uma maior contenção do vírus.



Tem como garantir a produtividade aliada à segurança?

Se sua empresa exerce atividades que não permitem o trabalho remoto, é necessário uma atenção maior à execução das mesmas. Se forem realizadas reuniões presenciais, que seja com o mínimo de funcionários possível em uma mesma sala. Afinal, o coronavírus é transmitido pelo ar e evitar aglomerações é essencial!

 

Cuide da saúde mental dos colaboradores

Diante das notícias que recebemos todos os dias, principalmente em relação ao COVID-19, nossa mente tende a ficar sobrecarregada. Neste caso, há a necessidade de que o RH se mostre sempre disponível para acompanhamento psicológico quando necessário. Com essas ações, a organização transmitirá maior segurança ao colaborador e assim manter o ambiente corporativo saudável.

Essas são algumas atitudes que fortalecem relações de trabalho e podem nos ajudar a lidar com o coronavírus nas empresas. E não esqueça: Este é o momento de unir forças, soluções e metas!

 

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